quinta-feira, 29 de julho de 2010

ACTU e Prefeitura querem lucrar cada vez mais em cima do usuário!




Na ultima reunião do MUTUC em que a ANEL participou foi deliberado que representantes de cada movimento, sindical e estudantil fossem a tribuna livre manisfestar sua posição em relação ao aumento das tarifas.

A Tribuna foi realizada no dia 20 de julho na Câmara de vereadores, com o objetivo de cobrar apoio sobre a situação geral do transporte público de Criciúma.
Entre os presentes, representantes do MUTUC,Sindicatos,DCE(UNESC) e a ANEL representando o movimento estudantil.
Varias criticas foram feitas ao sistema de transporte que ficou caracterizado como caro e sem qualidade.

Nossa representante da ANEL: Caroline Mariano Rocha chamou a atenção de todos quando questionou a postura dos vereadores diante a situação,"Os principais usuários desse sistema já são pessoas com menos recursos...O anúncio de mais um reajuste nas tarifas não passaria de um roubo!"

O transporte coletivo deve ser eficiente, barato e com qualidade. Se a empresa não esta conseguindo se manter com o valor absurdo que cobra, o transporte deve ser municipalizado!
Em outubro acaba o contrato de concessão para exploração do transporte. Se o contrato não for renovado o transporte se tornaria público de verdade e não privado como é hoje.
Atualmente transporte não atende a necessidade dos usuários e sim a sede incessante de lucro dos empresários. É fácil resolver o problema.


Falta é vontade política, por isso exigimos:


- Redução e congelamento das tarifas!;
- Não a tarifa diferenciada para quem paga em dinheiro!;
- Passe-livre para estudantes e trabalhadores desempregados (é um direito constitucional, no Rio de janeiro ele funciona);
- Readmissão dos cobradores demitidos!;
- Aumento da frota de ônibus nos horários de pico!;
- Maior orientação e segurança para os usuários;
- Municipalização do transporte coletivo sob o controle dos trabalhadores!;


Já demostramos que com mobilização alcançamos vitórias. Venha pra luta!

Nenhum comentário:

Postar um comentário